Afetividade, você precisa conhecer melhor a sua!

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça os 5 tipos Básicos de você viver sua Afetividade

Antes mesmo de seguir esse texto, uma coisa precisa ficar cravado em nossa consciência: “Sem a afetividade, nossa vida psíquica fica ociosa, incolor, sem sabor e quiçá sem sentido”

Segundo Paulo Dalgalarrondo, a vida afetiva é a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas a s nossas vivencias humanas. O termo afetividade compreende varias modalidades de vivencias afetivas como humor, as emoções e os sentimentos. Ou seja, a afetividade é de caráter intimo, e afeta a pessoa por inteiro, longe de ser reduzida ao fator sexual, ela é muito mais ampla e atua fortemente na esfera de nossa identidade.

Como assim?

humanizarA afetividade é uma experiencia intima, única e particular! Composta por vivências afetivas, a afetividade não pode ser colocada como boa ou ruim, ela é amoral! Assim o que vai determinar se o que foi vivido é bom ou ruim é a forma como lidamos com o fato, ou seja, os comportamentos que teremos após as sensações.

Caminhando ao lado da Inteligencia emocional, a Inteligencia Afetiva, se assim podemos chamar  já que afetividade é um termo genérico, também necessita de conhecimento para que possamos nos desenvolver como pessoa em prol de melhores relações e relacionamentos. Ela possui 5 tipos básicos que podem ser compreendidos como vivencias afetivas: Humor, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões. , vamos juntos conhecer cada uma delas e compreender como elas podem ser ferramentas poderosas para o nosso desenvolvimento.

1 – Humor

Humor é a forma como estamos no ‘AGORA’, a forma como está nosso estado emocional, ele pode ser trabalhado com estímulos externos (filmes, musicas, livros, palestras), ou em algumas situações também pode ser influenciado pelo interno, por exemplo os casos hormonais em mulheres. O Humor na maioria das vezes pode ser vivido no corpo, fisicamente perceptível em nossa relações.

Já percebeu se as pessoas falam do seu Humor? Nossa! Você esta sempre disposto? Você é bem alegre, né? Você muda muito, fica difícil de te entender!

2 – Emoções

A emoção é um estado afetivo de curta duração, uma reação nossa a sensações internas ou externas. Perceber os momentos em que eles estão acontecendo nos da a oportunidade de adquirir experiências, assim podemos compreender as emoções que afetam nossas reações físicas, ou seja, nosso corpo sentindo a emoção (Diarréira, paralisias, molezas, desmaios, desorientações, dores e etc).

Já percebeu algumas dessas reações no seu corpo depois de uma carga emocional muito intensa? Você expressa suas emoções? Você percebe as emoções das pessoas?

pscoterapia3 – Sentimentos

Se a emoção é um estado afetivo de curta duração, os sentimentos são o contrario, portanto de longa duração. A intensidade é sua principal característica, assim construímos nossos sentimentos de forma mental e menos física, e são a partir dos sentimentos gerados pelos fatos e pessoas em nossa vida, que vamos estruturando nossos comportamentos. Compreender isso pode ser libertador!

Sentimentos de tristeza, alegria, passando pela agressividade, atração pelo outro, perigos e até sentimentos narcísicos. Quanto tempo eles estão ai dentro? Como eles estão convivendo entre si? Qual esta liderando mais, ou quais estão opacos?

4 – Afetos

Os afetos podemos dizer que são o “tempero” das emoções e sentimentos. Quando a gente fala uma ideia ou expõe um pensamento e com ele conseguimos traduzir em ações ou atitudes, são nestes momentos que estamos dando vida a tudo aquilo que falamos, assim nasce o AFETO! Ele é qualidade, cor, cheiro, som, ele é o “impulso” do discurso e de nossas crenças.

Sei que você esta triste, eu também estou, me abraça! Eu te amo, posso te beijar? Aqui esta o cobertor, agora seu frio vai passar! Fiz aquela comida que você adora!

5 – Paixão

“Intensidade”, assim podemos definir a “paixão”. ela domina nossa atividade mental, por isso perdemos o interesse para outros estímulos quando apaixonados. Assim passamos a obter apenas o foco em uma determinada direção, chegando a perder a lógica. Nestes casos vale ressaltar que a afetividade é AMORAL, não existe bem ou mal, as consequências destas experiências é que vão coloca-las neste tipo de julgamento.

coachingVocê estava tão focada que nem percebeu que eu estava ali? Nossa você percebeu o que você fez? Nossa vocês passam o dia inteiro juntos e grudados? Você vai mesmo largar tudo? Você só fala nessa religião agora. Eu não tiro ele da cabeça!

Com equilíbrio podemos compreender melhor cada um desses tipos de afetividade e assim construir  o principal de nossa inteligencia afetiva, que seria o fato de poder compreender que a nossa vontade precisa se sobrepor a estas vivencias. Assim a forma como utilizamos cada uma delas é que vai nos direcionar se estamos corretos ou incorretos,  certos e errado, bem e mal. A vida nos trazendo informações valiosas, e que agregam em nosso dia-a-dia transformando nossas relações.

Vamos Juntos?

Cuide-se, não existe ninguém mais importante para você, do que você mesmo!

Amaro Reis – Idealizador do Programa Humanizar –    Saiba mais!

Conheça as formas onde a HUMANIZAR vai te ajudar -> Programa Humanizar

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *