Como Dialogar na Intimidade

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma Proposta de Dialogo Íntimo para Casais 

Como o Falar, olhar, tocar e o ouvir podem construir uma relação mais HUMANA!

 

Muito prazer Meu nome é Amaro Reis, e sou responsável pelo programa Humanizar. Neste projeto tenho estudado e aperfeiçoado uma forma de ajudar pessoas a melhor ultrapassar limites e também construir estratégias para sair da estagnação de uma vida rodeada de sentimentos de não-realização.

 

HumanizarHoje é inicio da estação mais fria do ano, Sim! Hoje começa o Inverno….alegria pra uns….INFERNO pra outros. Enfim nada e ninguém vai conseguir agradar a todos, não é mesmo?

Em lugares onde estive (seja dando palestra, trabalhando ou em formações), e também em meus atendimentos como Psicologo ou dentro do programa HUMANIZAR. A maioria do meus Clientes e Pacientes são mulheres, e eu Sempre foco meus atendimentos em seus conflitos e suas buscas em ser uma pessoa melhor, uma mulher melhor, e é uma pena que a maioria perde sua essência, brilho e proposito de vida indo cegamente atras disso. E é exatamente isso que trabalho nos atendimentos.

Neste artigo, resolvi escrever um procedimento que pode ajudar em uma das maiores dificuldades dos casais, e que boa parte das reclamações vem de vocês mulheres…..por que será?  – Meu marido não gosta de falar sobre nós –

amaro coach

Isso pode ser o inverso também, ok? O mundo hoje esta bem pluralista.

Pensando nisso, encontrei em minhas buscas uma proposta de dinâmica – eu prefiro falar em vivencia – em casal, que pode ajudar nesta questão e é super simples. E mais! o clima do Inverno pode ajudar….rs.

Busquei algumas informações e fiz algumas adaptações, vamos lá:

1 – Prepare um dia mais flexível, se tiver crianças deixe na casa de alguém, ou programe um dia cheio de atividades onde possam cansar e dormir profundamente. Eu também tenho crianças, e nós sabemos que Crianças cansadas não dormem, capotam!!! Caso não tenham Criança não marquem nada com ninguém, sem visitas ok? Até porque não sabemos que horas elas vão querer ir embora.

2 – Prepare o Local, alguns casais gostam do quarto, outros da sala, enfim não tem certo e errado. Escolha e prepare o local, luz Baixa (hoje em dia o celular é uma boa alternativa), som a gosto, petiscos, pouca bebida alcoólica, bebidas tipicas de inverno são ótimas opções. Outra dica boa é pegar alguns cobertores ou Edredom (o que você tiver), e coloque uma sobre a outra, afinal é INVERNO! Se quiser pode colocar por baixo para aquecer também.

3 – Tudo pronto agora é hora de deitar (um banho próximo ao momento ajuda a relaxar), após deitar a proposta é que vocês tiram as roupas, sim! É intimidade, é calor humano, é tocar, é toque. Como disse o inverno ajuda, devido ao Frio a proposta é que fiquem mais juntos, isso ajuda a aquecer, ou melhor, tem que aquecer.

4 – Olhar, tocar, sentir, movimentos leves e despretensiosos, muito desejo e pouca ação, ok? A proposta é iniciar um dialogo, neste momento é hora de ativar as emoções. Então é hora de Juntos vocês lembrarem de 03 momentos maravilhosos vividos em casal, construam os 03 momentos, não são três para cada, é a junção das vidas. Falem com detalhes, com emoção, com memória e lembrança extremamente ativados. Depois é a hora de construir os 3 pontos que vocês superaram juntos? Sim onde foi que tiveram que ter forças e vencer – SUPERAÇÃO! Novamente deixe a memória e a capacidade de lembrar aguçadas. Este temas vão mexer com a parte emocional, e vão ser partilhados juntos, no calor dos corpos e no clima do ambiente.

  • Lembre-se é partilha, conversa, suspenda os seus julgamentos.

5 – Caminhando para o final do dialogo Emocional, é o momento de falar sobre algum assunto que precisa ser abordado. alguma dificuldade, problema, enfim algo que necessita ser esclarecido. Não é momento para “levantar casos passados”, o foco é na solução do problema, ou apenas alinhar algumas coisas. Melhor seria falar de planos, sonhos e metas, isso é magico e transformador!

6- Jamais perca o falar, o olhar, o tocar despretensioso e o ouvir durante todo o momento, tenha uma escuta atenta para o outro. Neste ponto deixe que as coisas aconteçam naturalmente, falar, escutar, olhar e tocar, vão se misturando, dando espaço a outros sentimentos….enfim….daqui em diante não posso mais interferir…rs

amaro coach7 – Repita isso constantemente, mas peço uma coisa. Não existe jeito certo ou errado, construa sobre esta base, as novidades e intimidades do SEU relacionamento, o jeito certo de Vocês. O importante é jamais desistir de ser feliz, ainda mais em uma relação á dois.

Talvez isso seja muito complexo, ou você não saiba por onde começar. Quem sabe, existem outras barreiras que te impeçam de dar os primeiros passos. Reinventar exige autoconfiança e ousadia. Isso pode ser treinado, buscado e trabalhado.

E acredite, qualquer pessoa pode iniciar uma nova jornada! 

Vamos Juntos em uma nova etapa?

Seu Companheiro de Jornada!

Amaro Reis, Psicologo (CRP 06/117041) e Coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *